terça-feira, 19 de agosto de 2008

Eu preciso parar...e escrever sobre a Noruega!

Depois de uma semana, na Noruega acho que posso parar para escrever sobre tudo o que está acontecendo. Vamos lá, foram quase 15 horas de vôo até Amsterdam. Desci no aeroporto, com Karen, Dani e Liliane, aproveitamos às 9h de espera até voar para Noruega para conhecer a cidade!

Que cidade linda! Tudo pequeno e ajeitadinho em torno dos canais...Se vocês não sabem é a cidade do sexo e da droga liberada...hehehe muito engraçado, vários sex shops no meio da rua e jovens fumando maconha em cada esquina! Era domingo, então todo mundo estava nas ruas se divertindo, Além disso, estava um sol muito gostoso...Voltamos para o aeroporto e eu aproveitei para comprar uma câmera e um relógio...os preços estavam muito bons!

Voei então para a Noruega, cheguei ao aeroporto de Kristiansand, a quinta maior cidade do país. Depois disso ainda peguei uma van até a cidade de Mandal, local onde fica o Hald Internasjonale Senter, local onde vou ficar pelas próximas 5 semanas...

Neste dia chegaram comigo os estudantes internacionais (Uganda / Tanzânia / Kenia / Nepal / Madagascar / Peru e Bolívia). Jantamos juntos e nos primeiros dias tivemos lições sobre a cultura norueguesa, para recebermos com carinho...hehehe...os estudantes noruegueses! Estou aqui na escola com 70 estudantes, só falando inglês e aprendendo norueguês.




Tem sido dias bem legais, estou uma grade horária bem bacana, tendo aulas de norueguês 3 vezes por semana, treinamento em liderança, treinamento em missiologia...Pense, tudo em inglês ou norueguês...Minha cabeça quase fundiu esses dias, por causa de tanto conteúdo. Minha rotina e bem legal, tenho aula até às 16h, depois é livre e os fins de semana tb são livres! Mas como tem muita gente aqui, vc acaba ficando entretido um bom tempo! Ahhh, e a cada 15 dias você tem uma responsabilidade, a minha é ficar na cozinha, ajudando na preparação e na limpeza, no domingo!

Puxa é tanta coisa que eu queria compartilhar, mas acaba passando, ou melhor eu ainda estou processando tudo, sabe!? Ainda num caiu a ficha direito....Acho que a pior parte vai ser quando acabar esse tempo na escola...Dai começa a parte pratica, 6 meses, sozinho trabalhando em Stavanger, com estudantes....Tentando fazer estudos bíblicos em norueguês e tentando entrar numa cultura tão fechada....Conto com o apoio dos meus amigos e família!



ps: Cara, a comida norueguesa é muito estranha...Só batata e pão...hehehe temos três refeições aqui: 8h café da manhã – muito bom, parece café colonial, 13h almoço – sempre uma refeição quente, mas sempre com batata cozinha ou purê de batata ou batata assada, e o jantar – e adivinha? A mesma coisa que você comeu no café da manhã...só que as 17h30...hehehe, depois disso...nada pra comer....ah detalhe importante, eles tomas chá quente e água em todas as refeições...nada de suco ou refri....estou sofrendo, mas estou emagrecendo tb!

5 comentários:

Sany Dutra disse...

hahaha.. adorei ler suas primeiras impressões sobre a Noruega e Hald, esse ambiente internacional.. Nossa 70 alunos, muito legal.. :)
vai curtindo ai e sempre manda noticias..
Pois é batata o tempo todo,no meu caso, engordei..hehehe
abração!
Deus te abençoe!

Sara disse...

nossa, qnta coisa! não surta com tanto idioma na cabeça, eu acho que vc deve estar se virando bem, os 70 estudantes dão medo só pelo número, mas tu é ninja e Deus vai te usar com certeza!! (Ele já tem feito tanta coisa, né!!)
Deus te abençoe, Brunoo
vou acompanhar esse blog!! o//
bjao

Unknown disse...

eu preciso parar e ser mais flexível...hehehe
Saudade!

Beijos

s. disse...

Ah, que legal que vc está na Noruega!!! Eu fui pra Amsterdam no meu aniversário - cidade louca mesmo ;-)
Que legal que vc tem colegas da Tanzania, meu Noivo cresceu lá... :-)

Bjos e espero que, nesse tempo que vc está na europa, a gente possa se ver um dia :)
Tanja K.

Unknown disse...

Ola Bruno tudo bem? Pude ler seus comentários em seu blog, sobre sua estadia na Noruega (Christiansand).

Pretendo conversar com voce sobre como foi sua estadia lá e se pode me dar algumas dicas sobre o local, etc.

por favor anote meu e-mail e me retorne, ok. eliascovo@homail.com

Grato,
Elias